sábado, 1 de setembro de 2012

webquest - Bullying


Bullying, onde e até quando...

WebQuest sobre bullying na Educação
WebQuest desenvolvida por
Arinos José Alves
Antônia Benedita Batista Neves
Humara da Silva Couto Mesquita
Jacélia Ferreira da Silva Correa
Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga
Programa de capacitação em Informática na Educação
Consultoria Martins Pereira



  
 INTRODUÇÃO

            Todos nós passamos pelos bancos da escola... Ou no ambiente de trabalho?
Quem já presenciou situações que onde os colegas eram espancados, agredidos, discriminados por possuírem características as quais diferem dos demais inseridos na sociedade?
            Bullying são todas as formas de violência física e ou psicológica intencional, e contínua cometido por um grupo ou indivíduo sem motivos aparentes para a sociedade.

            Há Bullying em vários segmentos sociais, principalmente na escola, no trabalho, no clube, na política e no próprio lar.

            O Bullying acontece no mundo inteiro independe da posição que o país ocupa seja participante do G8 ou países em desenvolvimento.

            O caso mais recente oo Casey Heynes, o qual reagiu à agressão sofrida por ser obeso. Não é comum essa atitude, pois o medo faz com que o indivíduo agredido permaneça calado, escondendo até da própria família.  Prefere ficar quieto e muda o seu comportamento.



TAREFA

            Qual é a sua opinião em relação a atitude do aluno Casey Heynes?
            Busque mais informações a respeito de Bullying para que amplie os seus conhecimentos para melhor posicionar de forma fundamentada perante o fato, reagir ou não ao Bullying da mesma forma que  Casey Heynes .
            O grupo composto de dois membros deverá apresentar em forma de seminário a sua defesa, utilizando apoio do PowerPoint ou software similar.
            Sua apresentação deverá ser dentro de 10 minutos, exposição oral onde a dupla defenderá o seu posicionamento a favor ou contra a atitude do Casey Heynes. 
            O produto final deverá ser entregue por escrito na forma de quadrinhos, produção de texto, cartazes, dramatizações, fantoche e paródia.
            Não se esquecer de identificar as fontes de referência, sites e outros que vocês utilizarem.

PROCESSO

São duas as etapas que deverão seguir na realização da tarefa.
Na etapa um deverão estar conectados à internet. Na etapa dois não é necessário estar
Conectado á internet, porém será preciso estar informatizados.
Etapa 1:
1-      Escolha seu colega de trabalho.
2-     Reúna com seu colega e debata qual será o posicionamento que vocês defenderão.
3-     Você e seu colega deverão optar em seu posicionamento quanto ao tema, sendo a favor ou contra.

            Favor
Você é a favor de reagir à agressão, pois provoca dor e traz transtornos para quem passa por esta situação.
Agressão física o verbal não são atitudes que enobrecem o ser humano.
As atitudes são renegadas pela sociedade, mas ainda acontece com frequência e deve ser combatida.


               Contra
Você defender a posição contra a atitude de revidar à agressão, pois não é a forma correta de resolver a questão, pois revidando você estará agindo tal qual o agressor.
Violência gera violência tornando-se um círculo vicioso.



4- Deverão obrigatoriamente selecionar sites de pesquisa para fazer a tarefa.
5-Os sites serão as fontes, no documento deverá conter links de pesquisa para apoiar, reforçar.
 E enriquecer sua posição em relação à tarefa. Os links deverão constar no rodapé da tarefa.
Etapa 2:
6-Tendo o documento, vocês deverão organizar o ponto forte de argumentação da dupla em relação à posição estabelecida.  Feito esse procedimento a dupla estará livre de estar conectada na webpags anteriormente utilizadas para a pesquisa da tarefa.
7-Na apresentação (slide show) da tarefa vocês poderão usar o PowerPoint ou outro aplicativo similar.
Quando vocês estiverem trabalhando na webQuest, utilizando a Internet Explorer, vocês poderão a qualquer momento se necessário, acessar o word ou o powerpoint.
FONTES

A) As fontes selecionadas contém ideia de quem de alguma forma se opõe ao Bullying na escola.
* O cordel como ferramenta contra o Bullying- http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br
* 5 Sugestões de atividades/dinâmicas para se trabalhar o Bullying na escola        http://silvanosulzarty.blogspot.com.br       
*O Bullying sempre existiu – http://www.tomcoelho.com/
 *Casey Heynes - http://www.youtube.com/watch



B) As fontes selecionadas contém ideia de quem de alguma forma são a favor ao Bullying na escola.
Se você considerar útil ao seu trabalho faça um contato com http://silvanosulzarty.blogspot.com.br  enviando-lhe uma mensagem através do correio eletrônico. Lembre-se de ser objetivo na pergunta ou comentário explicar a atividade na qual você está envolvido. No blog do Silvano Sulzary, há sugestões como dramatização, teatro de fantoche, paródia, peça, júri simulado.
Vocês também podem criar um vídeo apresentando um ato de Bullying na escola.
A avaliação
Quanto à avaliação será feita acordando com o nível da participação e do produto final apresentado.
A criatividade e originalidade terão peso.
A qualidade da apresentação verbal feita para os colegas também terá peso, levando em consideração boa fluência, clareza, e domínio do tema.
Os slides apresentados serão observados quanto à qualidade gráfica e sequencia lógica dos slides.
                Critérios usados para nas avaliações: 
                 
Nota
Aspectos observados
5
A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e criativa.
4
A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correta.
3
A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correta
2
A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente.
1
A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação  foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.

               O grau de participação nas atividades também será avaliado seguindo os critérios:

Nota
Participação do/a estudante
5
Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo. Discutiu seria e profundamente com os/as colegas sobre os temas em pauta. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.
4
Participou das atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas em pauta. O resultado de sua atividade foi correto.
3
Participou pouco das atividades. Apresentou alguma contribuição, parcialmente correta.
2
Esteve no ambiente da atividade, mas não há registro de sua contribuição.
1
Não participou da atividade.

*Quem não alcançar a média 3,5 terá que apresentar a tarefa novamente.

CONCLUSÃO

       Foi constatado que a questão do Bullying na escola afeta brutalmente o desempenho na aprendizagem da criança, adolescente e adulto. Tais atitudes de agressão física ou verbal, praticadas dentro de uma relação desigual de poder podem causar angustia, dor, timidez, ansiedade de medo. A vítima de Bullying também acaba por desenvolver outros tipos de problemas, como distúrbios de alimentação, problemas nos relacionamentos, até mesmo graves problemas de autoestima, medo de ter filhos, (na fase adulta) desemprego, e, consequentemente sendo levados até a praticar o Bullying, e elevado risco de suicídio.
Se não houver medidas preventivas ou que visem solucionar o problema, o ambiente escolar e social tornar-se-á totalmente contaminado, em que todas as crianças observarão atos de violência. Para evitar tal fato e necessário com urgência à implementação de medidas preventivas e corretivas deste tipo de comportamento, que contribuirão para um incentivo a "não violência na escola". 

FONTES DE IMAGENS:
veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/ping.sht 



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/58/Bullying_Irfe.jpg/220px-Bullying_Irfe.jpg


http://www.antidoto.blog.br/wp-content/uploads/2012/01/Sintomas-de-bullying-na-escola.jpg


The WebQuest Page
                                                                              Antônia Benedita Batista Neves

                                                                              Arinos José Alves

                                                                              Valéria Masumi Yukawa Yoshinay
                                                                              Jacélia Ferreira da Silva Corre

                                                                               Humara da Silva Couto Mesquita




Unaí/MG



Nenhum comentário: