O objetivo dessa pesquisa foi
analisar o uso de recursos digitais em uma escola pública, identificando as
implicações na ação pedagógica e na dinâmica institucional. Procurou-se dar
ênfase ao debate que problematiza a função social da escola na sociedade do
conhecimento. Discute-se de que modos a inclusão digital se conecta com a
construção/consolidação do Projeto Político-Pedagógico no interior das escolas.
As bases teóricas que sustentam o
trabalho são: a perspectiva freireana de uma pedagogia dialógica integrada aos
estudos que focalizam o pensamento construtivista associado à informática
educativa. De acordo com esta perspectiva, o presente trabalho analisa a
inclusão digital como processo que pode estar a serviço da ampliação dos
percursos de escolarização e da qualificação do ensino.
A investigação, de caráter
qualitativo, focalizou as ações em uma escola de Ensino Fundamental e Médio,
utilizando como instrumentos metodológicos prioritários: o diário de campo, a
observação participante, o grupo focal, as entrevistas semi-estruturadas, além
de fotos. As observações foram realizadas durante as atividades que envolviam
os diferentes sujeitos - alunos, professores, gestores e familiares – e que
ocorreram ao longo de aproximadamente 18 meses.
Durante a análise, foram
destacados os aspectos relativos à implicação, à participação e à auto-gestãonos processos educacionais. Além disso, houve, na escola, uma intensificação do
uso dos recursos digitais, amparada em uma ampla discussão coletiva sobre as
diretrizes pedagógicas da instituição.
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